É imprescindível estar atento ao desempenho da empresa para que ela continue crescendo. Para isso, o painel de vendas é de grande ajuda, pois permite acompanhar métricas relevantes para a análise do desempenho comercial.
No entanto, é importante não colocar muitas métricas no painel de vendas, já que isso dificulta o processo de análise. Por isso, destacamos quatorze métricas consideradas importantes para acompanhar no painel de vendas.
O que é um painel de vendas?
O painel de vendas serve como uma central de dados que reúne informações relevantes para o negócio, possibilitando que os profissionais de venda tenham acesso ao que está acontecendo em tempo real e sejam mais precisos na tomada de decisões. Como resultado, isso reflete diretamente nos resultados da empresa.
Assim, os profissionais de venda podem obter acesso a informações úteis com mais rapidez, bem como tomar decisões com mais precisão, baseando-se em métricas que mostram o que está acontecendo no momento nos diversos departamentos da empresa.
O painel de vendas é como uma fonte de informações, pois permite não apenas adicionar novos dados, mas também visualizá-los quando necessário. Ele fornece ao usuário uma visão completa das vendas, permitindo-lhe verificar o desempenho de produtos, serviços e campanhas, bem como monitorar o progresso de vendas em tempo real.
Além disso, o painel de vendas também oferece recursos como relatórios avançados, análises de tendências, comparações de desempenho, alertas sobre metas e muito mais. Essas informações ajudam a identificar oportunidades de melhoria e a tomar decisões estratégicas para aumentar os lucros.
É claro que o uso de um painel de vendas facilita a gestão do processo comercial. Contudo, isso é apenas a base para que os negócios obtenham melhores resultados.
A relevância de monitorar os indicadores do dashboard de vendas.
Ao contar com um painel de vendas, você e a equipe recebem uma infinidade de insights que, por sua vez, podem significar novas oportunidades de crescimento para o negócio.
Com o painel de vendas, é possível aprimorar os processos da área comercial, identificando possíveis problemas e promovendo ações que os corrijam. Assim, é possível melhorar cada um dos processos da área comercial.
Sem contar que, com o passar do tempo, o uso do painel de vendas ainda pode deixar mais claro quais são os objetivos, metas e prioridades da empresa. Tanto para os líderes quanto para os colaboradores.
Não à toa, há uma série de empreendimentos que usam o painel de vendas para monitorar toda atividade comercial da empresa, colocando-a nos trilhos do sucesso. Inclusive, muitos já investiram em softwares que organizam melhor e facilitam o acesso às informações da ferramenta, como, por exemplo, o CRM (Customer Relationship Management).
14 métricas para acompanhar no painel de vendas
Agora que você já sabe quais métricas de desempenho são mais importantes de serem acompanhadas no painel de vendas, é hora de entender melhor o papel de cada uma e como elas podem ajudar a criar uma estratégia mais efetiva para a sua empresa. Confira abaixo as principais métricas e seus respectivos papéis:
1º) Novos Leads / Oportunidades
Analisar o número de visitantes e leads gerados pela equipe de vendas é uma métrica essencial para avaliar o desempenho da empresa.
Se a maioria dos profissionais atingir ou superar as metas estabelecidas, significa que a operação está funcionando bem.
Por outro lado, se apenas metade dos colaboradores conseguir cumprir as cotas, a empresa deverá tomar medidas, como mudar a meta ou aprimorar a eficiência da equipe.
É importante monitorar esse indicador regularmente para garantir que os objetivos estejam sendo alcançados.
2º) Taxa de aquisição de clientes
A Taxa de Aquisição de Clientes (TAC) é uma importante métrica para acompanhar no painel de vendas, pois mostra quantos novos visitantes e leads se tornaram compradores.
Ela indica o número de visitantes e leads necessários para uma venda efetiva e quanto tempo um potencial leva para concretizar a compra. Além disso, é possível usá-la para verificar o desempenho individual dos profissionais de vendas e para comparar diferentes métodos de divulgação, a fim de encontrar a melhor estratégia para as diferentes fases do funil de vendas.
3º) Solicitações atendidas
Antes de realizar uma compra com a empresa, muitos clientes visitam seu blog e redes sociais com o propósito de verificar o preço, os métodos de pagamento disponíveis e a reputação do negócio no mercado.
Alguns também entram em contato com representantes da companhia para esclarecer suas dúvidas. É importante, então, monitorar o número de solicitações atendidas, pois isso mostra quantos contatos o potencial comprador teve antes de converter em lead. Por vezes, só falta uma pequena ajuda para que ele faça a compra.
4º)Volume de vendas por localização
Ao comparar o volume de vendas por localização, a empresa tem a oportunidade de identificar os locais onde a demanda por seus produtos é maior e, assim, direcionar seus esforços para essas áreas.
Além disso, essa análise também pode revelar áreas onde o desempenho de vendas é baixo, o que dá à empresa a oportunidade de desenvolver estratégias para melhorar o resultado, oferecendo promoções, cupons ou demonstrações. Por isso, essa é uma métrica importante para ser acompanhada e monitorada.
5º) Preços dos concorrentes
Ficar bem informado sobre os preços praticados pelos concorrentes ajuda sua empresa a obter melhores resultados. Assim, você pode precificar seus produtos de maneira mais competitiva e oferecer ofertas especiais de tempos em tempos, que são uma oportunidade única de compra para os seus clientes. Acompanhar os preços dos concorrentes é, portanto, um dos indicadores mais importantes para o desempenho do seu negócio.
6º) Ticket médio
O próximo indicador importante a ser observado no seu painel de vendas é o ticket médio. Esse dado representa o quanto os clientes gastam em média para comprar cada item de seu negócio.
7º) Índices de atividade no painel de vendas
O painel de vendas apresenta os índices de atividade para que se possa acompanhar o nível de produtividade da equipe comercial da empresa. Esses índices são uma métrica em tempo real que mostra como cada ação, como telefonemas, e-mails e follow-ups, está sendo realizada. Portanto, é importante observar esses dados para manter a eficiência do time.
8º) Tempo médio de resposta ao Lead
É essencial que a equipe de vendas mantenha um tempo rápido de resposta após o primeiro contato do lead com a empresa. Esta métrica é muito importante para converter e aumentar a base de clientes.
É como um bom atendimento no estabelecimento físico de um negócio. Se não for bem recebido, provavelmente o cliente vai embora. Portanto, incentive seus vendedores a responderem os leads o mais rápido possível. Oferecer um bom atendimento é fundamental para aumentar as vendas.
9º) Retenção de clientes
O processo comercial de uma empresa não termina quando o cliente realiza a compra. Ao contrário, o pós-venda é tão importante quanto as outras etapas da jornada do consumidor.
Manter os clientes comprando produtos da empresa é mais lucrativo do que direcionar os esforços para a aquisição de novos consumidores. Por isso, a equipe de vendas deve dar suporte a quem consome os produtos da empresa, monitorando o desempenho dos representantes na retenção de clientes.
10º) Net Promoter Score (NPS)
A NPS (Net Promoter Score) é uma forma de medir o nível de satisfação dos clientes com o produto ou serviço oferecido por uma empresa. Uma classificação entre 0 e 10 é usada para determinar os Promotores (9, 10), os Passivos (7, 8) e os Detratores (0, 6) de um negócio.
Os Promotores são aqueles que estão extremamente satisfeitos com o que viram e tendem a indicar a marca para seus conhecidos, enquanto os Passivos são clientes satisfeitos, mas que ainda podem ser melhorados. Por outro lado, os Detratores não se sentiram satisfeitos com o que viram e tendem a reclamar da empresa para outras pessoas.
Acompanhar o NPS é uma excelente maneira de avaliar a satisfação dos clientes e desenvolver ações apropriadas para torná-los defensores da marca.
11º) Satisfação dos colaboradores
Além do nível de satisfação dos clientes, que deve ser monitorado no painel de vendas, o contentamento dos colaboradores também deve ser avaliado. Se estiverem insatisfeitos em trabalhar na empresa, o desempenho deles será afetado.
Para que isso não aconteça, é necessário que a empresa ofereça aos profissionais de vendas planos de carreira, desenvolvimento de habilidades e outras ações voltadas à satisfação. Assim, a produtividade da equipe aumenta e os resultados da empresa também.
12º) Taxas de up-sell / cross-sell
Uma boa estratégia de up-sell e cross-sell garante que os clientes fiquem mais tempo com a empresa e consigam aproveitar todos os benefícios que ela oferece. Assim, é possível aumentar a retenção de clientes e ter um alto nível de satisfação.
Aumentar a retenção de clientes é essencial para o sucesso da empresa. Para isso, a estratégia de up-sell e cross-sell é essencial. Ela permite que os colaboradores identifiquem quais clientes têm mais chances de comprar outras soluções, considerando suas necessidades, dores e desejos.
Esta abordagem ajuda a maximizar o tempo dos consumidores com a empresa, oferecendo-lhes mais benefícios e gerando satisfação.
13º) Pontos de contato
É fundamental que os pontos de contato com o cliente sejam cuidadosamente monitorados no painel de vendas. Por meio desta estratégia, a empresa poderá descobrir o equilíbrio entre demasiada aproximação e contato insuficiente.
Videoconferência com o possível comprador, por exemplo, pode ser um meio eficaz de aumentar a chance de uma venda bem-sucedida. Por outro lado, o excesso de follow-ups com o cliente pode afastá-lo da compra. Por isso, é fundamental acompanhar essa métrica com todo o cuidado.
14º) Comprimento do ciclo de vendas
Acompanhar o comprimento do ciclo de vendas é essencial para garantir que seu negócio obtenha os melhores resultados. A teoria diz que quanto menor o ciclo, melhor, mas na prática isso nem sempre é verdade.
Portanto, é necessário acompanhar o painel de vendas para descobrir o tempo de duração mais eficaz para o seu negócio. Assim, você garante que o consumidor passe por todas as etapas do funil de vendas até concretizar a compra de sua solução.
Conclusão
Mensurar periodicamente resultados é fundamental para manter o nível de desempenho de cada ação voltada à venda e, assim, levar o negócio a crescer.
Para isso, é necessário acompanhar os 14 indicadores mais relevantes para sua estratégia, os quais você pode acompanhar no painel de vendas.
Essa ferramenta é fundamental para gerir o negócio da melhor maneira possível, agindo estrategicamente para alcançar resultados cada vez mais expressivos.
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